Calibração

Calibração

A calibração é um processo que define com precisão a localização e a orientação da bicicleta ajustada em relação à câmera, para que as medições feitas durante o ajuste sejam tão precisas quanto possível.

Os 5 pontos capturados nos permitem corrigir a inclinação, a guinada e a rotação, de modo que não importa se a bicicleta ou a câmera estão niveladas ou perfeitamente alinhadas.
Para iniciar a calibração, clique no botão na parte inferior da visualização ao vivo:

A janela pop-up de calibração aparecerá. Você usará a varinha para adquirir pontos específicos na bike (ou fit bike). A ajuda do sistema irá guiá-lo pelos locais necessários.
O ponto atual será destacado em texto laranja, uma vez que o sistema tenha adquirido esse ponto, o texto fica verde e passa para o próximo local.
O sistema espera até que a varinha fique estável por 30 amostras antes de adquirir um ponto. Isso normalmente leva apenas 1 segundo, por isso é aconselhável cobrir os triângulos localizadores até que a varinha esteja na posição.
Se você descobrir que o sistema não está captando um ponto, talvez seja necessário alterar o ângulo da varinha até que o Kinect possa reconhecê-lo corretamente.
O sistema não coletará outro ponto dentro de 50 mm do último, portanto não há risco de segurar a varinha em um local por muito tempo.

Este vídeo (um pouco acelerado) ilustra o processo:


E o processo de calibração em um simulador de vento:

Aqui estão mais algumas dicas e sugestões para cada ponto:

1. Parafuso da haste

Ponto de calibração do parafuso da haste Ponto de calibração do parafuso da haste
Coloque a ponta da haste no centro do parafuso da tampa de compressão do fone de ouvido. Se você estiver trabalhando com barras que obscurecem a tampa do fone de ouvido, você precisará marcar a linha central da haste (com fita adesiva) para obter esse ponto. Se você estiver usando uma bicicleta adequada, este ponto só precisa estar no mesmo plano das próximas duas medições.

2. Centro da sela

Centro do ponto de calibração do selim Centro do ponto de calibração do selim
Coloque a ponta da varinha em qualquer ponto ao longo da linha central da sela (use o gabarito de sela verde fornecido). Se estiver usando uma bicicleta adequada, este pode ser um ponto da bicicleta que está no plano dos pontos 1 e 3.

3. Ponto médio baixo

Ponto de calibração da linha média baixa Ponto de calibração da linha média baixa
Coloque a varinha em um ponto na linha central da bicicleta, na parte inferior do quadro (as saliências das garrafas são uma boa escolha). O Kinect só precisa ter linha de visão para os triângulos localizadores rosa, não importa se a ponta da varinha está obscurecida por uma gaiola ou cabo. Se você estiver usando uma bicicleta fit, este ponto precisa estar no mesmo plano dos pontos 1 e 2.

4. e 5. Pontos de inclinação frontal e traseiro

Ponto de calibração do pitchpoint frontal Ponto de calibração do pitchpoint frontal
Ponto de calibração do pitchpoint traseiro Ponto de calibração do pitchpoint traseiro

Os pontos de inclinação são dois locais de igual altura (quando a bicicleta está em terreno nivelado). Esses pontos são usados ​​para corrigir a rotação da câmera em relação à bicicleta - seja porque a câmera está girada em seu suporte ou porque a bicicleta está inclinada para cima ou para baixo na frente ou atrás, por exemplo, porque está montada em um rolo de treinamento estacionário.

Os eixos das rodas são uma boa escolha se ambos puderem ser acessados ​​- nesse caso, você escolheria o espeto da roda dianteira para o ponto de inclinação dianteiro e o traseiro para o ponto de inclinação traseiro.
Se você estiver usando uma bicicleta fit (que não tem eixos), é provável que a bicicleta esteja sempre nivelada em relação ao solo - então você pode apontar um ponto no chão na frente da bicicleta para o ponto de inclinação frontal; e no chão atrás da bicicleta para o ponto de inclinação traseiro.


Assim que o processo for concluído, clique no botão “Concluir”.

Perguntas frequentes sobre calibração

P. E se eu não calibrar?

A calibração é sempre necessária se você for usar o bastão para medir a bicicleta. Caso contrário, é opcional.
Se você não calibrar :
  1. Você não verá a métrica corporal do ângulo sentado (porque ela faz referência ao colchete inferior, que é estabelecido durante a medição; e a medição sempre requer calibração).
  2. A maioria das métricas corporais ainda serão muito precisas , especialmente os ângulos básicos das articulações (porque são medidos entre pontos no espaço 3D, portanto a orientação da câmera não importa)
  3. Algumas das métricas corporais serão menos precisas SE a bicicleta tiver inclinação, rotação ou guinada em relação à câmera:
    1. Do quadril ao pé (será menos preciso se a bicicleta tiver "guinada", "inclinação" ou "rolagem" em relação à câmera)
    2. Joelho sobre o pé (será menos preciso se a bicicleta tiver "guinada" em relação à câmera)
    3. Ângulo do tronco, ângulo do antebraço e ângulo do braço (serão menos precisos se a bicicleta tiver "inclinação" em relação à câmera, ou seja, os eixos dianteiro e traseiro não estiverem nivelados em relação à câmera)
    4. Ângulo de deslocamento do joelho e deslocamento lateral do joelho (será menos preciso se a bicicleta "rolar" em relação à câmera)
  4. A visualização do rastreamento do joelho será menos precisa - por exemplo, se a câmera estiver inclinada para baixo em direção às pernas do piloto, o rastreamento do joelho parecerá estar em um ângulo, mesmo que o joelho do piloto esteja realmente viajando completamente verticalmente.
... então, se você não for calibrar, tente garantir que a câmera e a bicicleta estejam niveladas com o solo e que a câmera esteja apontando diretamente para a bicicleta (ou seja, não em um ângulo esquerdo/direito ou cima baixo).
    • Related Articles

    • Dicas e truques da varinha de medição

      A varinha de medição é usada pelo Velogic Studio para capturar a localização no espaço de pontos-chave no quadro da bicicleta. Varinha de medição A varinha de medição é usada em processos de calibração e medição de bicicletas . Este artigo o ajudará ...
    • Configurando a área de ajuste

      Onde a câmera deve ser posicionada? A câmera deve ser posicionada a 180 cm-220 cm da bicicleta (cerca de 6 a 7 pés) com a lente idealmente a uma altura de 95 cm. Em relação à bicicleta, a câmera deve apontar aproximadamente para o ponto médio entre o ...
    • Velogic Studio Pro (Femto Mega) - Perguntas frequentes sobre compras

      Esta página responderá a todas as suas perguntas sobre o hardware necessário para o Velogic Studio Pro com uma ou mais câmeras Orbbec Femto Mega: Você está no lugar certo? Essencial vs Pro Velogic Studio está disponível em 2 variantes de produto: ...