Revisando e comparando artefatos de ajuste

Revisando e comparando artefatos de ajuste

À medida que você realiza o ajuste, o Velogic Studio grava vários “artefatos” para cada captura. Esses incluem:
  1. Vídeos brutos da(s) câmera(s) de profundidade e/ou quaisquer webcams que você tenha em diferentes posições ao redor do ciclista.
  2. Vídeos de análise de traçado da(s) câmera(s) de profundidade, proporcionando uma taxa de quadros virtual mais alta e a capacidade de esfregar para ângulos de manivela específicos
  3. Métricas calculadas a partir dos dados do sensor, por exemplo, ângulos do corpo e movimento da câmera Kinect, ou dados ANT+ dos sensores do ciclista ou da bicicleta.
O Velogic Studio torna rápido e fácil revisar e comparar esses artefatos, para que você possa esclarecer o efeito das mudanças na posição - tanto para você quanto para mostrar ao seu cliente o que você está vendo e por que está fazendo alterações.

Passando o mouse sobre as miniaturas no Fit Log

A maneira mais rápida de revisar uma captura anterior é simplesmente mover o mouse sobre as imagens em miniatura no Fit Log na parte inferior da Etapa 2:

Quando você move o mouse sobre uma imagem em miniatura para uma captura específica, o Velogic Studio reproduz automaticamente os vídeos salvos como parte dessa captura. Os Motion Metriqs dessa captura serão exibidos no lado direito, com um asterisco (*) depois deles para deixar claro que estes são números históricos (e não reais).
Como isso é acionado apenas com um movimento do mouse, se você afastar o mouse, o Velogic Studio retornará ao modo ao vivo.

Bloqueando uma captura para revisão

Se você quiser interagir com os artefatos de uma captura específica, basta mover o mouse sobre a miniatura da captura (como acima) e clicar no botão "BLOQUEAR".
A aparência da miniatura dessa captura mudará para mostrar que agora está bloqueada:

...e você pode então mover o mouse para interagir, por exemplo, para limpar os vídeos ou mudar para o modo Análise de traços, ou clicar em uma métrica (veja abaixo)

Modo de análise de acidente vascular cerebral

Ao bloquear uma captura para revisão, você verá o vídeo bruto dessa captura sendo reproduzido, com uma barra de rolagem na parte superior para controle do vídeo:

Você pode pausar, avançar, retroceder ou apenas pegar o ponto para avançar e retroceder.
Se você clicar no botão Stoke na parte superior, o vídeo bruto será substituído pelo vídeo Stroke Analysis:


A análise de acidente vascular cerebral é uma nova maneira de revisar uma captura. Ainda há uma barra de controle na parte superior (assim como no vídeo bruto), mas existem algumas grandes diferenças. O eixo horizontal do controle deslizante Stroke Analysis não representa o tempo; em vez disso, representa o ângulo da manivela. Você pode ver rótulos para 0° (parte superior do pedal), 90° (~meio da fase de potência), 180° (parte inferior do curso), 270° (~meio da fase de recuperação) e 360° (de volta ao topo do pedal). o curso do pedal).
Cada um dos pequenos pontos que aparecem ao longo do eixo horizontal representa um quadro individual, capturado naquele ângulo da manivela. O Velogic Studio analisou automaticamente todos os quadros da captura e os reordenou para criar um vídeo virtual com alta taxa de quadros.
Observe que, como os quadros foram reordenados, se o piloto estiver movendo a cabeça durante a captura, sua cabeça parecerá “piscar” no modo Análise de traçado. Você pode pedir ao seu piloto para se fixar em um ponto e tentar manter a cabeça imóvel durante a captura para minimizar esse efeito.
Quando você pega o controle deslizante e arrasta para a esquerda/direita, outros vídeos da mesma captura (por exemplo, se for uma captura bilateral) se moverão para o mesmo ângulo de manivela.

Ferramentas de desenho e grade

Às vezes você quer desenhar na tela para explicar algo ao seu cliente. Se você clicar no botão "DESENHAR" na parte superior do vídeo, verá uma barra de ferramentas de desenho sobreposta ao vídeo:

Você pode clicar na borda da barra de ferramentas de desenho para movê-la dentro da área de vídeo. As ferramentas na barra de ferramentas provavelmente já são familiares para você se você já usou outros sistemas de desenho no passado, mas aqui está um resumo da esquerda para a direita:
  1. O ícone de "seleção" permite desenhar um retângulo ao redor dos desenhos que você já fez, para que você possa movê-los ou excluí-los clicando na tecla Delete do teclado
  2. A ferramenta "ângulo" permite desenhar um ângulo com 3 cliques do mouse e mostrará os graus dentro desse ângulo (ou o ângulo externo se você segurar a tecla CTRL).
    Observe que o ângulo medido com essas ferramentas é uma medição 2D simples; se você tentar usar esta ferramenta para medir um ângulo relatado como MotionMetriq (por exemplo, ângulo do joelho), eles provavelmente serão diferentes - porque os MotionMetriq são medidos (com mais precisão) em 3D, usando informações da câmera de profundidade.
  3. A ferramenta "linha" permite desenhar uma linha simples de 1 segmento
  4. A ferramenta "multilinha" permite desenhar uma linha composta por vários segmentos. Você pode clicar duas vezes ou pressionar Enter para finalizar o desenho.
  5. A ferramenta "lápis" permite desenhar totalmente à mão livre
  6. A ferramenta "texto" permite desenhar anotações textuais
  7. O ícone "salvar" salvará um instantâneo do desenho (e o quadro atual do vídeo) na pasta de ajuste. Ele solicitará um nome para o instantâneo e salvará o instantâneo na pasta adequada. Se você tiver a opção "Incluir imagens anotadas" ativada ao gerar o relatório posteriormente, o instantâneo será automaticamente incluído no relatório, junto com o nome que você deu a ele.
  8. O ícone "excluir" excluirá todos os itens de desenho.
  9. O ícone “fechar” à direita ocultará a barra de ferramentas de desenho. Os itens de desenho permanecerão na tela; para removê-los, você precisa clicar no ícone "excluir" na barra de ferramentas.
Clicar no botão "GRID" irá sobrepor uma "grade de laser", para que você possa observar o movimento contra linhas verticais e horizontais conhecidas (em 2D):


Focando em uma métrica específica

Você pode clicar em qualquer métrica na área MotionMetriqs:

... será destacado com um símbolo de "cadeado" e uma série de coisas acontecerão:
  1. as miniaturas do log de ajuste (na parte inferior da tela) terão o valor dessa métrica sobreposto, para que você possa ver rapidamente como ela mudou entre as capturas:
  2. os recursos visuais pularão automaticamente para o quadro que melhor ilustra essa métrica (se apropriado)
  3. uma visualização será desenhada no quadro para ilustrar a métrica para você e seu cliente:

Existem muitas visualizações diferentes disponíveis, aqui estão alguns exemplos:

Visualização do ângulo articular


Visualização do movimento lateral

Visualização de movimento horizontal/vertical

Visualização do giro do tornozelo

Veja também:
  1. Link TODO para visualização da flexão do tornozelo
  2. Visualização da cadência TODO (aceleração da manivela)
Para parar de focar nessa métrica, basta clicar novamente no painel MotionMetriqs para desmarcá-la.

Comparando 2 capturas diferentes

Se você já tem uma captura bloqueada para revisão (veja acima), ao passar o mouse sobre uma captura diferente, você verá um botão "Comparar" na parte superior:

Se você clicar no botão "Comparar", o layout da área visual mudará para colocar os recursos visuais equivalentes dessas duas capturas lado a lado, e você poderá rolar para baixo para interagir com cada par:

Inicialmente, os recursos visuais serão reproduzidos no modo “raw”: apenas o vídeo real gravado durante o período de captura. Mas, se você clicar no botão "Stroke" na parte superior, ou clicar em qualquer um dos MotionMetriqs, os vídeos entrarão no modo Stroke Analysis:

... e como o modo Análise de curso é baseado no ângulo da manivela, você pode arrastar a barra de controle na parte superior para mover ambos os lados com os ângulos da manivela sincronizados.
No modo Stroke Analysis, também estão disponíveis modos de comparação adicionais:
  1. Lado a lado (o padrão)
  2. Sobreposto (imagem):
  3. Crossfade (vídeo):


  4. Morfar:

As visualizações Crossfade e Morph geram vídeos dinamicamente, para o ângulo de manivela que você selecionou. Você pode clicar em "Salvar" para salvar o vídeo como .mp4 na pasta adequada.

Revendo com o Fit Log Grid

Quando você realmente deseja detalhar as alterações entre as posições capturadas, você pode abrir o Fit Log Grid clicando no botão à esquerda das miniaturas do log de ajuste, na parte inferior da Etapa 2:

Isso abrirá o Fit Log Grid, de modo que as miniaturas (que estavam na parte inferior da tela) agora estejam no topo da tela, com todos os dados de cada posição mostrados abaixo em formato de grade:

Os dados numéricos (como métricas) são mostrados com um indicador que mostra a mudança em relação à posição inicial.
















    • Related Articles

    • O processo de ajuste da bicicleta

      Passo 1: Configuração e detalhes do piloto Depois de iniciar o Velogic Studio (e opcionalmente fazer login, caso não tenha feito login recentemente), você verá a Etapa 1: A etapa 1 é para você obter todas as configurações antes do início da sessão de ...
    • Opções e páginas de relatório

      O Velogic Studio possui um relatório profissional, completo e gerado automaticamente. Nossos usuários frequentemente dão feedback de que este é o “melhor recurso” do Velogic Studio, então vamos explorar! O relatório é gerado na Etapa 3 do processo de ...
    • Velogic Studio v4: O que há de novo e como fazer a transição da v3

      Em janeiro de 2023, anunciamos que Paraic McGlynn da Cyclologic havia adquirido uma participação acionária na Velogic e estava entrando como CEO. Desde então, temos trabalhado arduamente na construção de uma nova versão do Velogic Studio que irá ...
    • Configurando a área de ajuste

      Onde a câmera deve ser posicionada? A câmera deve ser posicionada a 180 cm-220 cm da bicicleta (cerca de 6 a 7 pés) com a lente idealmente a uma altura de 95 cm. Em relação à bicicleta, a câmera deve apontar aproximadamente para o ponto médio entre o ...
    • Iluminação e ambiente

      O sistema identificará os marcadores quase na escuridão. No entanto, você obterá melhor desempenho da câmera se tomar um pouco de cuidado com a configuração ambiental. Indicadores de qualidade Os Indicadores de Qualidade são uma pequena exibição na ...